sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mucuri

Mucuri é uma cidade minúscula que vim morar por mais um trecho. Acho que é uma das menores cidades do Brasil...rs... Pense numa vila de pescadores, praia na frente, rio de um lado, muita plantação de mandioca e de coco do outro lado e florestas de eucalipto no que sobrou. A cidade é feia, o povo é estranho, mas o peixe é ótimo o camarão melhor ainda e o coco é muito barato. No meu caso é de graça, pois cresce no quintal de casa. Bem, agora quem nasceu, cresceu e viveu em SP quase 30 anos imagine morar aqui! Imaginou? Duvido que consiga.

Estou no sul da Bahia e a região toda de Mucuri tem uns 25 mil habitantes, bem espalhados pelas praias e pelas roças e estamos distantes quase 100 km de uma cidade grande – digo grande com mais de 100 mil habitantes. Sendo assim, da para começar a entender aonde quero chegar. Tudo aqui é complicado, longe, lento, caro, difícil e tudo mais que se possa acreditar de uma cidade tão pequena. E como se não bastasse, eu moro numa vila de casas que fica fora do centro, distante do comércio, mas de frente para a praia. Melhor assim, já que é para ser radical que seja por completo. Sabe aquela cidade que quando a gente está de férias pensa logo em achar? Sabe aquela praia deserta sem gente, sem bagunça, sem som nenhum – além do mar? Sabe aquele sol que esquenta o corpo e faz a gente se lembrar que é vivo? Consegue lembrar do céu com lua cheia que reflete no mar e deixa a praia prateada? Consegue imaginar um silêncio tão grande que dá para ouvir a grama crescer? Socooooorro! Já imaginou realizar o seu desejo de férias e encontrar o paraíso??? Ahhh, eu não tô exagerando, eu moro neste lugar! O problema é que a maioria das pessoas só consegue agüentar por 1 semana, eu já estou aqui desde janeiro e sabe Deus por quanto tempo.

Morar aqui tem que ser levado como uma experiência sensorial, todos os sentidos ficam aguçados. A vida é muito simples, duma natureza viva que vibra ao nosso redor: os sons do mar que bate, dos pássaros que cantam, do vento que balança os coqueiros. O cheiro do mar, das flores, do protetor solar, do mercado de peixe, dos cozidos de frutos do mar. A visão do sol nascer no mar e se por atrás das árvores, de todas as estrelas do céu, da imensidão azul de céu e mar se unindo, da chuva e do sol ao mesmo tempo, do arco-íris como companheiro. Sentir os gostos dos temperos, dos doces, da culinária local e também do mar. Perceber na pele o frescor do vento sul, o calor do sol, a areia áspera sob os pés e o sal sobre a pele. É isso! Eu poderia falar de milhões de motivos para odiar este lugar, mas prefiro ter milhões de outros motivos para amar e saber escolher o que levar embora quando for anunciado o próximo trecho. O trecho nos dá opção: o que vc vai carregar daqui?

E para completar deixo uma composição de Vinicius de Moraes e Tom Jobim que fala de praia, lua, vento, céu, mar, .... Vida Bela/Praia Branca

Praia branca, tristeza
Mar sem fim
Lua nova
Mulher
Pobre de mim
Vento sul que o seu corpo acarinhou
Céu azul
De manhã me despertou
Barco a vela
Choupana verde cor
Eu e ele, o menino pescador
Vida bela
A maré, peixe do mar
Morte longe
Tem tempo pra pensar

3 comentários:

  1. Valzinha,fiquei uma semana aí com voce e se pudesse teria ficado muuuito mais! É dificil chegar,mas cada hora gasta valeu a pena. Ver os canários da terra ciscando na grama do seu quintal, a corujinha no chão em pleno sol tentando te enxergar,os quero-quero ameaçando correr atrás de voce,defendendo seus ninhos,os galos de campina no seu jardim e tantos outros que eu não conhecia!!!!!!!!!!!!!! Pegar um peixe, levar para casa,jogar na panela com muito tempero e comer,comer e comer. São tantas lembranças boas! No céu noturno, as estrelas são tantas que parece que o céu não vai agüentar segura-las e vai despejar na nossa cabeça, é quase assustador! Mas ver a Val com aquela carinha linda, com cara de paz, NÃO TEM PREÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ameeeeeeeeeiii!!! vc completou os detalhes que faltavam no texto!! bjocas... saudade!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser maravilhoso!!!
    Quem sabe nesse tracho você se torne bióloga!?
    :)

    ResponderExcluir