quarta-feira, 23 de março de 2011

Casa

Térrea. Sobrado. Condomínio. Apartamento. Cobertura.

No último mês eu vi de tudo um pouco. Entrei em lares maravilhosos, estranhos, engraçados, bizarros e por fim achei o meu "era uma casa muito engraçada/não tinha teto/não tinha nada..." Achei por três vezes. Achei que encontrar e gostar eram o suficiente. Nem sempre é. Quando você acredita que encontrou o seu lugar preste atenção ao que o "universo" diz. Quando começa a enrolar e aparece uma coisinha que demora ali e outra coisinha que dá errado aqui: caia fora! São os sinais. Eu demorei a entender e acabei perdendo tempo e muita energia. Porém percebi que o que não dá certo hoje é para poder ficar melhor amanhã.

Todo mundo quer ter a sua casa. Seja onde for. Ela tem que atender às suas necessidades e - se possível - aos seus sonhos. No meu caso são três necessidades e dois sonhos - a não ser que a cachorra sonhe e eu não saiba. Eu preciso de espaço para ter pessoas na minha casa, eu preciso de um quintal ou terraço descoberto para ver o sol e criar as minhas plantas. Meu marido precisa da churrasqueira (precisa?), precisa também de segurança, de se sentir seguro. Bem, a Maria precisa de um cantinho para tomar sol e fazer suas necessidades diárias.

Não vou falar de sonhos. Vou falar dos prazeres que essa casa pode oferecer. Ela tem quartos e banheiros o suficiente para acomodar minha família e meus amigos, quando estiverem em minha casa. Eu gostaria que fosse térrea, mas o sobrado tem suas vantagens: divide a área da bagunça da área do descanso. Também queria que fosse única no terreno, mas meu marido tem razão quando prefere um condomínio. E tem uma churrasqueira no pequeno quintal que sai da porta da sala. Amei! Ter uma sala com uma porta grande que dá de cara com uma churrasqueira é um prazer enorme. E se tem uma coisa que gostamos de fazer é churrasco (texto de agosto/2010), com muita gente ou só nós dois mesmo. Tem até um pedacinho de grama pra minha cachorrinha - e ela adora!

E então começa tudo de novo: mudança, arrumação. Furar parede, pendurar as coisas. Achar lugar para todas as coisas. Coisas que não cabem. Coisas que faltam. E assim tudo vai se ajeitando até ficar com a nossa cara, com a nossa forma. Em algumas semanas já teremos a sensação de estar lá há muito tempo. Tranquilidade, segurança, estabilidade. Prazer. Sonhos.

Tudo ao seu tempo. Tempo que muda, que cura, que ensina.

Ainda não é a casa dos meus sonhos, mas preenche minhas necessidades e me dá prazer. "... mas era feita com muito esmero/na rua dos bobos/ número zero" Só falta encher de gente, de música e de risadas. Família e amigos. Cachorro latindo. Cheiro de bolo assando. Sapatos pelo chão. Filme na TV. Ai, a minha casa. Que saudade da minha casa!

*Música: A casa - Vinicius de Moraes*

Nenhum comentário:

Postar um comentário