segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sete


VALERIA tem sete letras. JULIANO tem sete letras. Casamos no mês sete. O final da placa do nosso carro é o sete. Tenho sete estrelas tatuadas. Tenho sete furos nas orelhas. Morei em dois apartamentos 43 (4+3=7). Esta casa que moro hoje é a sétima desde que me casei.

Ele representa a privacidade, a introspecção e o estudo. E tudo isso tem tudo a ver comigo. É um número poderoso porque indica a passagem do conhecido ao desconhecido, entre o divino e o humano, a união entre o homem e Deus. Segundo Pitágoras, o sete é o símbolo gráfico sagrado, poderoso e perfeito de qualquer manifestação do Divino na Terra

Para a numerologia, sete é o número do mistério. Para os budistas, sete é o número místico. Para a teosofia, sete é o número da sorte. Para os muçulmanos, sete o número do céu. Para os gregos, sete é o número da sabedoria. Para a maçonaria, sete é o número absoluto.

É um número citado em todas as religiões. E ai, temos: os sete dias da Criação do Mundo - sete dias na semana. Os sete Arcanjos do Trono de Deus. São sete os braços do candelabro judeu. De acordo com Abrahão, existem sete portais para a alma: os dois olhos, os dois ouvidos, as duas fossas nasais e a boca. O Pai Nosso e a Ave Maria são orações compostas de sete frases. Foram sete as chagas de Cristo. E também sete as pragas do Egito. E sete são os sacramentos cristãos (batismo, confirmação, eucaristia, sacerdócio, matrimônio, penitência e extrema-unção). Os Cavaleiros Templários rezavam sete vezes ao dia. 

São sete os nosso chakras. No Budismo existem sete meios para o homem se tornar puro (domínio de si mesmo, investigar a verdade, energia, alegria, serenidade, concentração, magnanimidade). São sete as nações que praticam a Umbanda, divididas em sete linhas de Orixás. Na ioga são sete os propósitos: isolamento, discernimento, clarividência, calma, perseverança, fortalecimento, purificação. E são sete os planetas sagrados: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno.

Sete casais de cada espécie animal foram postos na Arca de Noé. Os deuses do Olimpo tinham sete formas (forças espirituais, forças cósmicas, deuses, corpos celestes, poderes psíquicos, reis divinos, homens terrestres). Ainda na mitologia antiga existia um monstro chamado Hidra de Lerna, e em algumas versões do mito dizem que tinha sete cabeças.

Vc acha o sete em todos os cantos. É como se ele fosse a representação de um todo. Assim: ah, vamos escolher sete que tá bom. Por onde olho vejo o sete. Pesquise na internet e veja que loucura que é. Existem listas e mais listas sobre a desenvoltura do número. Já conhecia muitas delas e outras são novas e intrigantes.

E então, as sete artes: Música, Pintura, Escultura, Arquitetura, Literatura, Coreografia, Cinema. Sete notas musicais. Existem sete algarismos romanos da matemática. Sete cores refratadas pelo prisma: vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul, violeta – que são as cores do arco-íris. Na medicina eu achei os setes grupos de vértebras e os sete orifícios no crânio. Dessas eu não sabia!  

E ainda tem as sete virtudes humanas, os sete pecados capitais, os sete anos de idade para cada fase da mudança de personalidade. Os Sete Anões! E aquela música do descobridor dos sete mares? E os mares são: Mar Mediterrâneo, Mar Cáspio, Mar Vermelho, Mar Tirreno, Mar Adriático, Mar Egeu, Mar Morto.

As sete maravilhas do mundo antigo são: as Pirâmides de Quéops, os Jardins Suspensos na Babilônia, o Farol de Alexandria, o Colosso de Rhodes, o Túmulo de Mansolo em Halicarnasso, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Artemis, em Éfeso. E as sete maravilhas do mundo moderno são: Machu Picchu, Taj Mahal, Chichén Itzá, Cristo Redentor, Grande Muralha da China, Ruínas de Petra e Coliseu de Roma.

E a cultura popular afirma: sete palmos abaixo da terra. Pintando o sete. Pular sete ondas nos primeiros minutos do ano novo. Quebrar um espelho trás sete anos de azar.

Nome de filme - Sete noivas para Sete irmãos. Nome de livro - Sete anos no Tibet. Nome de música - Sete cidades. Nome de novela - Sete pecados.

Ele existe em tudo. Está presente em nossas vidas. Todos os dias. Sim, eu gosto do número sete. Não apenas pelas coincidências. Me identifico com ele. Admiro e acredito. Carrego-o no meu corpo, no meu nome e na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário