sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mudança

Três Lagoas é uma cidade pequena, com mais ou menos 100 mil habitantes e que por vários anos teve como principal atividade a Usina Hidroelétrica de Jupiá, no rio Paraná, na divisa entre SP e MS. Três Lagoas é a primeira cidade do MS para quem atravessa a divisa sentido a capital do estado, ou então sentido Pantanal. Por ali também dizem que é a terra do “rei do gado” e realmente a quantidade de fazendas de criação de boi é assustadora, para onde se olha se vê boi. Inclusive a cidade de Três Lagoas nasceu e cresceu por causa duma feira agropecuária local e por muitos anos viveu disso. Para mim era o fim do mundo para morar, não tinha nada a ver comigo, mas lá estava eue encarei a mudança.

A obra que me trouxe a cidade é a maior fábrica de celulose do mundo e por isso aproximadamente 5 mil pessoas de fora invadiram Três Lagoas em poucos meses. A princípio eu tive muitas chances de trabalhar na tal obra e só saí de SP com a certeza de que isso aconteceria. Quando cheguei lá senti que não era bem isso que eu queria e o meu mundo caiu! Me perdi e achei que tudo ia dar errado e então comecei a refletir sobre o que me deixaria feliz e ocupada. Ser dona de casa é legal, mas viver só em casa é impossível! Num rompante de iluminação fui procurar os meus desejos mais profundos e cheguei à conclusão que o que eu mais queria era trabalhar com crianças, se possível dar aulas e fui me virar. Sou formada, pós-graduada, trabalho desde os 16 anos, mas senti que nada disso me ajudaria nesse momento, e aí mais uma vez o meu desejo se tornou realidade...

Três meses depois de ter chegado à cidade eu já era professora de artes na melhor escola local! Cidade pequena é assim: vc comenta com uma pessoa que conversa com outra que questiona mais alguém e que sabe dum outro que precisa exatamente daquilo que vc está oferecendo. Até parece combinado, mas não é. A corrente acontece assim mesmo. Eu adorei: crianças mimadas e sedentas por informação me assistiam diariamente. Transformei isso numa paixão, fucei internet, cacei todas as minhas fontes, lembrei de todos os meus exercícios da faculdade, inventei aula, comprei livro e fui estudar sobre o assunto. Foi o melhor trabalho da minha vida, e ainda sobrava muitas horas de descanso diário - ou melhor, de horas vagas para serem preenchidas!

Para completar minha agenda fiz tudo que a maioria das mulheres gostaria, fiz aulas de tudo: pilates, teclado, arte-terapia, artesanato de todos os tipos... Fazia compras no centro diariamente, vivia no salão e fazia drenagem linfática e limpeza de pele e manicure e cabelo... Aprendi mil receitas de pães, bolos, doces, salgados e pratos diversos... Enquanto isso meu marido trabalhava 12 horas por dia, 7 dias por semana e às vezes 30 dias por mês - e esse era o motivo principal para não querer trabalhar com a obra, eu queria sim uma ocupação, mas eu queria mais do que isso!

Hoje eu uso os trechos para aprender novas habilidades e explorar novos mundos. Vivo cada dia descobrindo aptidões escondidas, paixões adormecidas e desejos reprimidos. E nas horas realmente vagas aproveito para ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário