sábado, 13 de novembro de 2010

Cerveja

Desde muito pequena lembro do meu pai bebendo cerveja. Nunca foi nada preocupante, mas sei que ele era apaixonado pela bebida. Minha mãe nunca foi muito de beber, mas o pai dela - meu avô - sempre bebia as suas também. Era aquela coisa de final de semana e de todas as festas. Com o tempo descobri que eu também era uma apaixonada pela cerveja. E aos poucos fui degustando os tipos existentes e tentando apreciar suas variações. Nem todas agradam meu paladar, mas posso afirmar que hoje sou uma boa conhecedora de cerveja.

Tem muita gente por ai que acha que só os vinhos podem ser degustados e apreciados, mas todas as bebidas tem as suas diferenças e cada uma delas tem a sua história. Eu sou da cerveja. Quero deixar claro que não é um vício, mas é algo muito prazeroso.

A cerveja é a bebida da moçada da minha época de faculdade e de balada. Nesse tempo os destilados eram muito caros ou muito ruins. Essa coisa de energético não existia. A gente tomava cerveja mesmo. Era num bar, numa pista de dança, na praia, em casa. E ainda é.

Aos poucos fui me interessando pelas marcas diferentes que apareciam nos cardápios e nas gôndolas. Sempre gostei de experimentar o que aparecia de novo. Quanto eu tinha uns 18 anos os bares mais badalados de SP eram as cervejarias com suas canecas enormes e tinha a Continental com uma taça que era praticamente um aquário! E aí veio a Baden Baden de Campos do Jordão - que era o bar mais agitado da cidade. E quem não se lembra da DaDo Bier?

E lá perto da casa da minha mãe tem o Frangó, que começou vendendo frango grelhado e que depois se especializou em cerveja. Lá eu tomei cerveja do mundo inteiro. Enquanto comia uma porção de coxinha sempre tinha uma cerveja diferente ao lado.

Por muitos anos em SP tomamos cerveja em lata - na maioria dos lugares por segurança, já que a garrafa quebrava e dava briga e etc, mas também pelo custo do casco e pelo trabalho de carregar e acabava comprando em lata mesmo no mercado. E também tinha a coisa do chopp que cada um pedia o seu e controlava o consumo.

No trecho a cerveja voltou a ser de garrafa. E teve uma coisa que chamou  muita atenção quando chegamos em Três Lagos/MS: em qualquer boteco que a gente sentava a cerveja sempre era bem gelada - em SP nem sempre isso acontecia.

Andando pelo Brasil tive a aportunidade de conhecer os paladares diferentes de uma mesma marca de cerveja. Dizem que é a água. Mas a mesma marca pode ser estranha em SP e saborosa em Curitiba. Fora as marcas populares que a gente nem conhece, mas que o povo toma por causa do baixo custo. O custo-benefício não vale! Mas cada um na sua...

Andando fora do Brasil percebi que a cerveja também é amada e apreciada. As chopperias são deliciosas: animadas, barulhentas. E que também se acha cerveja ou chopp em qualquer boteco de qualquer cidade e cada um com a sua cultura: cerveja mais ou menos gelada, com mais ou menos colarinho, com copo assim ou assado que é pra poder manter o frescor ou o aroma. Ainda bem, assim posso manter o meu hábito.

Encontrei por esse mundo grandes bebedores e apreciadores de cerveja, quem realmente gosta da tal da loira (que pode ser morena ou ruiva, depende da cerveja) é porque já experimentou de todas - pelo menos todas ao alcance dos olhos e das mãos. O cheiro, o gosto na boca e o sabor que fica depois de acabar. Tem quem faça como o vinho e diz que tem cheiro de "frutas vermelhas" e sabor "carvalho" - eu tô fora disso! Sinto cheiro, gosto, mas é de cerveja! Mais adocicada, mais amarga, mais forte, mais leve... mas de madeira?! Eu nem sei qual é o gosto da madeira...

Comecei este texto porque eu estava arquivando umas fotos e achei essa ai. A foto foi tirada lá em Bagé/RS em 2009. Fomos passar um dia no Uruguai e em cada lojinha diferente que paramos compramos um tipo de cerveja, quando chegamos em casa e gente só tinha comprado cerveja! E pelo menos umas 2 garrafas de cada modelo.



Por sorte - ou por afinidade mesmo - acabei casando com outro apaixonado por cerveja e que também faz questão de experimentar qualquer novidade. E assim vamos bebendo cerveja, em quer cidade deste país e também dos outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário