terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cachoeira

Eu dava uma mordida no meu pedaço de pizza na sexta-feira à noite quando ouvi a proposta: Vamos numa cachoeira no domingo? Minha resposta foi outra pergunta: Moramos numa região extremamente plana, como pode ter uma cachoeira?  E lá fomos nós.

Em qualquer lugar entre Bahia e Minas Gerais, depois de uns cincoenta quilômetros de asfalto, mais uns trinta de terra, umas quatro ou cinco pontes de madeira (meio bambas), muitos buracos, fazendas e mais fazendas de eucalipto e finalmente três porteiras e cinco reais para a dona e chegamos ao local combinado. Bem, não é assim uma cachoeira, porém levando em conta a tal da planície que moramos, até que é um rio bem agitado. Com direito a pequenas quedas d’água, pedras, correnteza, árvores ao redor e tudo mais.  

Montamos acampamento. Cadeiras, mesas, churrasqueira, caixas com cerveja, água. Bicicletas, cachorro, crianças, colchão de ar, rede para deitar. Protetor solar e repelente. E lá se vai mais um domingo no trecho. Lugar diferente, gente nova. Assuntos diversos. Risadas, muitas risadas.

E não tem lugar para a frescura. Estamos no meio do mato. Pequenas casas espalhadas ao longe, alguns cavalos que passam. O cheiro do mato e da carne assando se misturam. O som do rio correndo e das risadas se escuta de longe. E assim as horas se estendem. A água fresca que vem da mata lava o corpo e a alma. O sol quente brilha na correnteza, trás um espetáculo aos olhos. Fica nos meus pensamentos que essa paisagem é particular, que este pedaço de paraíso pertence a alguém. Chego a concordar com o valor cobrado na entrada – afasta os mal intencionados.
Hora de ir, o sol começa a dar sinais de que vai embora. O repelente começa a perder na guerra entre os mosquitos locais. A cerveja acabou e a carne também. Todo o lixo é recolhido e todos trabalham como pequenas formigas catando, limpando, guardando, fechando. A volta é longa, mas reconfortante. E o domingo termina com banho gelado no chuveiro do quintal.

Só não foi perfeito porque meu time não ganhou o campeonato! Acho que a culpa foi minha, não consegui trocar a cachoeira pelas horas de torcedora na frente da TV. Coisas do domingo. Que venha o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário