quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Planos

Assim como a maioria das pessoas normais eu também faço planos. Algumas vezes vou até um futuro distante de cabelos brancos e pele enrugara, outras  fico logo ali no Natal ou no próximo mês.

O trecho não permite que muitos destes planos sejam executados - acredito que muitos planos por ai não são, mas a média no trecho deve ser maior. As informações vem e vão numa velocidade considerável e mal dá tempo de assimilar a primeira idéia e a segunda já vem para derrubá-la depois a terceira e a quarta, e a quinta, sexta... Uma festa de Natal, por exemplo, pode ser rearranjada por dezenas de vezes e chegar no dia e ainda mudar tudo.

Com o tempo a gente acaba acostumando com esta instabilidade e também se acostuma a perder um final de semana pago numa pousada, uma festa de aniversário e coisas assim. Nem tudo é tão ruim, afinal se as coisas boas mudam, as ruins também. 

E é inevitável não imaginar a próxima cidade, a próxima casa, a próxima obra. Assim construímos castelos no ar - uma vida inteira no ar. A internet ajuda bastante e trás mais informações do que gostaríamos de saber. Chega a cansar. Na iminência de mudança a curiosidade toma conta e a busca principia. E os planos vão crescendo, se acumulando.

É muito divertido quando eles se concretizam - ver aquela praça da internet, a casa daquela foto, curtir a praia que tanto ouvimos falar. Ou não. Mudar tudo de uma vez e começar de novo. São ciclos, altos e baixos. Ansiedade que vai e volta. Alguns planos podem ser realocados e transferidos, outros somem no ar - da mesma forma que foram feitos. 

Acho até que parei de fazer planos para a velhice. Passando tanto tempo fazendo planos para daqui a pouco que aqueles mais distantes ficaram esquecidos. Preciso volta a fazê-los. Pensar mais no meu futuro distante e deixar o futuro próximo mais solto, mais a mercê do destino e tentar não controlá-lo tanto, afinal ele pode mudar a qualquer momento.

Mas e ai, fazer ou fazê-los? Vida de trecho é assim, a gente se joga e deixa levar. E depois colhe os frutos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário