segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Aniversário

Ai, aniversário...

Ainda não descobri porque, mas não gosto muito dessa coisa de comemorar aniversário - fico sem graça, sem palavras, sem ação. Ainda hoje em dia tem essa coisa de orkut, facebook, blog, e sei lá mais o que, e dá pra resolver com um recadinho e mandar beijinhos e ótimo, mas "no meu tempo" tinha aquela coisa de falar no telefone e ir até em casa e mandar cesta de café da manhã e fazer surpresa na hora que acorda... e eu acordo de mau humor! Parece até que tudo ficava pior em vez de melhorar (rs). Lembro uma vez que os colegas de trabalho inventaram uma festa surpresa logo pela manhã e quase morrem de medo da minha reação, não sabiam se eu ia ficar feliz ou bater em todo mundo por gritar PARABÉNS no meu ouvido logo cedo. E nem é pelo mau humor da manhã, mas pela falta de jeito de aceitar estes pequenos mimos que as pessoas me oferecem.

E parece que quanto mais eu fujo das comemorações mais elas aparecem! E tem sempre alguém que me faz uma surpresa inesquecível. Acho que meu coração está ficando mole e os anos acumulados estão me ensinando a aceitar o inevitável. No meu primeiro aniversário do trecho minha mãe me mandou uma caixinha com um presente muito simples e um breve cartão - foi o suficiente para me fazer chorar por horas... Nesse final de semana eu me comprometi a fazer um bolo de sobremesa para um almoço com o pessoal aqui da rua no sábado, mas aí apareceu vela e máquina fotográfica e mais uma surpresa de aniversário.

Por curiosidade procurei no google e apareceu: Aniversário é uma palavra latina que significa "aquilo que volta todos os anos". Anniversarius vem de annus (ano) e vertere (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos. E aí é que fica interessante, pois a vida me deu aniversários completamente diferentes um do outro. O meu único ritual neste dia é ficar um pouco só e pedir ao meu DEUS paz, força e tudo mais que preciso para um ciclo que se inicia. Acendo uma vela para Ele me iluminar e me proteger.

Afinal, fazer aniversário é mais um ano que começa para fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender novas lições, conhecer outros lugares e aceitar aquilo que não posso mudar. Sorrir para novos e velhos motivos, rezar mais preces, amadurecer e olhar a vida como um presente de Deus.  E ser grata.

2 comentários:

  1. oh, q fofo! parabéns, val! o bolo estava delicioso e acabamos comemoramos seu aniversário aqui em casa tmb. parabéns! adoro aniversário e desejar felicidades para os aniversariantes mais ainda. sempre pulo na frente das pessoas e digo: "mereço um abraço, hj é meu aniversário". os que estão ao meu lado ficam acabados com isso. nunca tenho surpresa pq sempre antecipo qualquer brincadeira de mal gosto de alguém "esquecer" meu aniversário. não esqueci do seu, mas esqueci de passar em sua casa..rs.. sinta-se abraçada, fortemente, e viva seu tempo de mucuri, onde fazermos amizades para sempre! bjão,

    ResponderExcluir
  2. Amei as jujubas!!! Nada mais festivo e sinônimo de aniversário! Ah.... mais festivo que jujuba são as gelatinas com velas azuis, brancas e rosas derretendo nas gelatinas de todas as cores!!

    ResponderExcluir